Os Cinco Elementos da Natureza!

Este blog pretende dar a conhecer os cinco elementos da Natureza e também um olhar sobre os assuntos que fazem noticia na nossa Madeira, no nosso Portugal e no resto do Mundo.

Um espaço que se quer de opinião, de reflexão, onde a sua opinião conta!

Um abraço do tamanho do Mundo!



quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Teleférico do Rabaçal

O desenvolvimento de uma região deve sempre ser acompanhado por uma preservação do meio que a envolve, pelo que a possível construção de um teleférico na zona do Rabaçal tem despoletado diferentes entendimentos.
O desenvolvimento deve ser feito de uma forma bem estudada e controlada, sem invadir um dos lugares de beleza natural e única como é a zona do Rabaçal.
O Rabaçal foi declarado "Património Mundial Natural da Humanidade" pela UNESCO em Dezembro de 1999, fazendo também parte da REDE NATURA 2000 e do Parque Natural da Madeira.
A construção do teleférico implicará a introdução de inúmeros postes de suporte numa área habitat de uma rara e única floresta chamada Laurissilva.
O Teleférico do Rabaçal pretende fazer uma ligação rápida entre a cota alta do Paul da Serra, que se situa a mais de 1200 m de altitude, Estação A, uma cota intermédia onde se situa a Casa do Rabaçal, esta sensivelmente a 1100 m de altitude, Estação B e consecutivamente a ligação a uma cota mais baixa que se situa a menos de 1000 m de altitude, Estação C (25 fontes) levará à remoção de uma grande porção de floresta quer seja para dar lugar aos postes, a vias de acesso, a estações, a bares.
Por ser uma zona onde a natureza é elemento dominador da paisagem pretende-se que a edificação destas estações tenha pouco impacto visual na paisagem, procurando na generalidade a sua integração entre a natureza.
Há também a apontar que o próprio Parque Natural deu um parecer negativo a este projecto.
Tem-se assistido a um confronto de ideias entre as entidades governativas, que são a favor da sua construção, tendo em vista um aumento da afluência de turismo e a própria população do concelho que é apoiada pelas associações ambientalistas, ‘combatendo’ pela manutenção do trajecto e de todo o espaço envolvente nas condições actuais.

0 comentários:

Enviar um comentário