Os Cinco Elementos da Natureza!

Este blog pretende dar a conhecer os cinco elementos da Natureza e também um olhar sobre os assuntos que fazem noticia na nossa Madeira, no nosso Portugal e no resto do Mundo.

Um espaço que se quer de opinião, de reflexão, onde a sua opinião conta!

Um abraço do tamanho do Mundo!



quinta-feira, 20 de maio de 2010

A minha ideia de familia

A minha ideia de família é baseada na visão tradicional, em que o meu pai sempre foi o ganha-pão da casa e em que a minha mãe era doméstica. Eu e os meus irmãos estudávamos até atingirmos a idade adulta, altura em que cada um partiu à busca da sua realização pessoal e para a formação da sua própria família.
A minha família tem-me acompanhado ao longo da minha vida, nos bons e nos maus momentos. Foram os meus pais que me deram a educação, que hoje tento transmitir aos meus sobrinhos; que me levaram à escola no meu primeiro dia de aulas; que estiveram presentes em muitos dos momentos que fizeram de mim a pessoa que hoje sou. Apesar de cada vez ser mais normal os divórcios, os meus pais fazem parte daquela franja de população que ainda acredita na família tradicional e foi essa a ideia que tentaram transmitir aos seus filhos. Os pais devem esforçar-se por estarem presentes em todos os momentos da vida dos seus filhos. Presença que implica envolvimento, comprometimento e colaboração. A família deve estar atenta a dificuldades não só cognitivas, mas também comportamentais, estar pronta para intervir da melhor maneira possível, visando sempre o bem-estar dos seus filhos. A família deve ser o espaço indispensável para garantir a sobrevivência e a protecção integral dos filhos e demais membros. O medo de magoar ou decepcionar os filhos deve ser substituído pela certeza de que o amor se demonstra sendo firme no estabelecimento de limites e responsabilidades.

É por isso que agradeço o que aprendi com os meus pais e tentarei transmitir às gerações futuras alguns dos ensinamentos que hoje tenho.

0 comentários:

Enviar um comentário