Os Cinco Elementos da Natureza!

Este blog pretende dar a conhecer os cinco elementos da Natureza e também um olhar sobre os assuntos que fazem noticia na nossa Madeira, no nosso Portugal e no resto do Mundo.

Um espaço que se quer de opinião, de reflexão, onde a sua opinião conta!

Um abraço do tamanho do Mundo!



quarta-feira, 2 de junho de 2010

Portugal vs Moçambique - Pais desenvolvido vs subdesenvolvido

País desenvolvido

Portugal - O território continental português juntamente com os Açores e Madeira, constitui uma área de considerável valor estratégico, apesar da sua localização na periferia da Europa, por permitir poder controlar as principais rotas aéreas e marítimas entre o continente americano e europeu e ainda garantir algum controlo da entrada e saída do Mediterrâneo.

O seu sector agrícola está algo desaproveitado, tendo necessidade de importar mais de 50% dos produtos alimentares.

O parque industrial além de pequeno é desactualizado e os recursos humanos apresentam insuficiências ao nível da formação profissional, emprega uma fatia da população activa superior à média em termos europeus, determinando que as nossas possibilidades de exportação sejam reduzidas, algo que se tem vindo a melhorar nos últimos anos.

A fragilidade económica e financeira poderá neste âmbito acarretar situações de subalternização em relação a outros países europeus, em especial a Espanha e a outros países da União Europeia.

Politicamente, Portugal vive num estado de direito democrático, constituindo esta situação uma das mais visíveis no âmbito europeu o que nos tem permitido a integração político-económica-social na Europa.

País Subdesenvolvido

Moçambique é um país com uma extensa costa e alguns dos melhores portos de África os quais até à data não tem conseguido rentabilizar em proveito próprio. Tem um crescimento anual negativo, constituindo-se num dos países mais pobres do Mundo.

Os seus recursos naturais são muito limitados, apresenta elevada dependência económica da África do Sul, país onde trabalham centenas de milhares de moçambicanos, cujas remessas de capitais são a principal fonte de divisas de Moçambique.

Possui uma elevada dívida externa e uma enorme dependência da ajuda internacional. A população apresenta elevados índices de crescimento anual, vivendo em situação de extrema pobreza e miséria.

O fraco nível cultural da população coloca Moçambique numa dependência total da cooperação internacional no âmbito da educação, da saúde, da ciência, etc.



Para se esbater as assimetrias existentes há a necessidade de se potenciarem algumas áreas:

* Património cultural

- Cooperação no domínio universitário

- Criação de mais bolsas de estudo para alunos moçambicanos estudarem em Portugal

* Cooperação técnico - económica

- Cooperação no domínio da formação profissional

- Constituição de grupos de trabalho por agentes económicos

- Aposta no sector do turismo como gerador de receitas

- Constituição de “joint-ventures” com empresas de Moçambique para investimentos em áreas específicas

* Ajuda humanitária

- Promover medidas que permitam a melhoria efectiva das condições de vida das populações

- Apoio a tratamento e contenção de epidemias

- Colaboração na montagem de estruturas de melhoria do apoio sanitário das populações

* Cooperação jurídica e técnico-científica

- Cooperação nos diversos sectores da Investigação científica e tecnológica

- Cooperação no domínio judicial e de ordenamento jurídico do país

* Estratégia Económica

- Incrementar o investimento em áreas de cooperação cultural e reforçar a capacidade de diálogo aproveitando a convergência de interesses

- Desenvolver a cooperação nas diversas áreas de modo a permitir o desenvolvimento das raízes culturais comuns pela relação entre cooperantes.

- Estruturar um programa de bolsas de estudo a desenvolver de modo a permitir através da cooperação cultural desenvolver as capacidades técnico-científicas.

0 comentários:

Enviar um comentário